Como saber o meu nível de inglês?


03.08.2021

Como saber o meu nível de inglês?

Quando você estuda inglês sozinho ou está há um tempo sem contato com o idioma, é comum ficar em dúvida sobre qual o seu nível de conhecimento.

A forma mais confiável de se assegurar dos seus conhecimentos são as certificações internacionais, como os testes da Cambridge Assessment English. Em nossa publicação sobre a avaliação, você pode conferir a divisão segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

No site da instituição, você pode realizar um teste de nivelamento, que também pode ser um indicativo do seu nível de conhecimento e de qual o teste indicado para você.

Para realizar um teste de proficiência, é preciso se sentir seguro, pois o custo é elevado. Por outro lado, uma vantagem de realizá-lo é que ele possui reconhecimento internacional em universidades e empresas, além de não ter prazo de validade.

Com a observação, porém, também é possível diagnosticar o seu conhecimento. Para isso, confira algumas dicas abaixo:

Fala
Para facilitar a comparação, use como referência o seu idioma – o português. Quando você fala inglês, consegue entender conversas simples, como se apresentar, falar sobre o tempo, comprar roupas e outras situações cotidianas?

Em nível básico, você consegue fazer isso com palavras simples e, talvez, um pouco de dificuldade. Já no nível intermediário, você consegue se comunicar com desenvoltura, apesar de ainda não ser fluente no idioma.

Leitura e escrita
Em relação à leitura, quem está no nível básico pode ler textos simples, como apresentações, e escrever em tempos verbais como o presente. Já no intermediário o nível de entendimento é maior, compreendendo-se diferentes textos do dia a dia, como notícias, artigos de opinião. Pessoas nesse nível de conhecimento também conseguem redigir textos relacionados, em norma culta ou informais.

Vale ressaltar que o nível básico não significa que a pessoa cometerá erros gramaticais, mas sim que domina palavras mais simples e comuns, enquanto quem está no nível intermediário possui maior vocabulário.

Com isso, esperamos ter ajudado na compreensão do nível de inglês em que você se encontra. Caso deseje aprimorar seus conhecimentos, entre em contato com o Lace Language Center!






VER MAIS