Jogar videogame ajuda a aprender inglês?


27.06.2018

Jogar videogame ajuda a aprender inglês?

Seja por meio de brincadeiras em sala de aula ou por aplicativos para smartphones (confira nesse texto nossas sugestões de aplicativos que auxiliam no aprendizado de inglês), os jogos e as brincadeiras sempre foram uma maneira lúdica de aprender inglês.

Os jogos de videogame não são exceção à regra: a maioria conta com enredos longos e complexos, em que é necessário encarar diversas tarefas e interagir com outros personagens para concluir as missões e progredir no jogo. Por isso, a compreensão textual é muito exercitada, ao mesmo tempo em que se pode treinar a audição do idioma.

Assim, os jogos permitem que a criança ou o jovem aprenda vocabulário sobre objetos, animais, lugares, cores, entre outros. Além disso, a formação de diálogos entre personagens do jogo leva o jogador a conhecer na prática a construção de frases, com a aplicação de adjetivos, sujeito, advérbios e a conjugação de verbos.

Existe outra vantagem para quem joga videogames em inglês: os jogos exigem elevado nível de concentração, o que permite maior inserção no conteúdo estudado. Isso torna ainda mais rápido o avanço no conhecimento do idioma, já que é preciso ler e traduzir o conteúdo o tempo todo. O resultado são amplas possibilidades de aprender palavras novas e padrões do idioma.

Na hora de permitir que crianças e adolescentes joguem em casa, porém, é preciso estar atento ao conteúdo que o jogo oferece e se ele é adequado à faixa etária. O ideal é que os pais acompanhem, confiram vídeos na internet ou mesmo realizem um teste com o jogo antes de oferecê-lo aos seus filhos, para garantir que cumprirá a função.

Vale ressaltar que os jogos devem ser uma forma complementar de aprendizado, aliados às aulas regulares e a outras atividades lúdicas, como ouvir música, assistir a filmes e desenhos, entre outras. O tempo para os jogos deve ser sempre equilibrado com o tempo para outras atividades de lazer, para a realização de atividades relacionadas à casa, para as tarefas da escola e para o próprio descanso.





VER MAIS