Aplicativos para ajudar no aprendizado do inglês


23.05.2018

Aplicativos para ajudar no aprendizado do inglês

Aprender inglês nem sempre é fácil, especialmente se você dispõe de pouco tempo para praticar em seu cotidiano. Porém, com a tecnologia, você pode ter em suas mãos um excelente aliado para manter o seu aprendizado em dia.

Atualmente, são várias opções de aplicativos, gratuitos, pagos, ou com as duas versões (você consegue realizar algumas atividades de maneira gratuita, mas o sistema completo está disponível somente na versão paga). Estão disponíveis para os sistemas Android e iOS, principalmente, mas alguns também podem ser utilizados em desktop, tablet ou Windows Phone.

Abaixo, confira algumas sugestões de aplicativos mais populares:

1. Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos mais requisitados para aprender novos idiomas gratuitamente. Trata-se de um jogo com atividades de vocabulário, escrita e compreensão oral, por meio de lições divididas envolvendo temas do cotidiano (como roupas, alimentação, entre outros).

Ao criar seu login, é possível escolher começar do zero ou realizar um nivelamento de inglês, caso já possua conhecimento prévio. A dificuldade das tarefas aumenta progressivamente à medida que o usuário realiza as atividades e sobe de nível.

O Duolingo é completamente gratuito e não apresenta anúncios, o que torna a sua experiência ainda melhor. É indicado para quem possui pouco tempo livre e prefere estudar em pequenas pausas durante o dia, como o momento em que está no intervalo ou em deslocamento.

2. Lingualeo

Apesar do visual infantil, esse aplicativo tem muito a oferecer para todas as idades: nele, é possível encontrar atividades divertidas de memorização, para estudar de acordo com os seus objetivos. Também é possível fazer um teste de nivelamento e, a partir do resultado, receber sugestões para elaborar o seu plano de estudo.

Por meio do Lingualeo, você pode assistir a vídeos (como o TED Talks), aprender gramática e vocabulários de temas específicos, em todos os níveis de dificuldade. Para garantir uma experiência personalizada, ele apresenta atividades direcionadas de acordo com idade, tempo disponível para estudo, dificuldade e temas específicos que o usuário goste de estudar.

O aplicativo para aprender inglês possui as versões gratuita e paga.

3. Hello English

O Hello English é um ótimo aplicativo para quem não quer apenas memorizar palavras, mas receber explicações e dicas interessantes para o aprendizado da língua, com foco na conversação, compreensão de frases e leitura de textos extensos. O aprendizado é direcionado de acordo com o objetivo do usuário, como trabalho, viagens, exames de proficiência, entre outros.

As atividades são definidas de acordo com o contexto e o aplicativo vem com um dicionário embutido, além de diversos exercícios para praticar conversação, leitura e compreensão.

Na hora de escolher seu aplicativo, o mais importante é testar até chegar àquele que se adapta melhor a você, mostrando-se interessante e adequado para os seus objetivos, sua forma e seu ritmo de aprendizado.

Mais do que baixar o aplicativo, porém, vale ressaltar que é necessário utilizá-lo em seu dia a dia, para que alcance os resultados esperados. Além disso, cabe lembrar que esse é apenas um complemento para as aulas de inglês, não sendo indicado fazer uso apenas da tecnologia para aprender o idioma.





VER MAIS