Cambridge Assessment English: tudo o que você precisa saber


02.05.2018

Cambridge Assessment English: tudo o que você precisa saber

Hoje em dia, é cada vez mais comum a realização de provas para certificar ou testar em qual nível de conhecimento da língua inglesa você se encontra. Tais testes são feitos também para ingressar em programas de intercâmbio de estudos no exterior – muitas instituições de ensino exigem o resultado de exames de proficiência para a seleção de alunos estrangeiros.

Entre essas provas, o Cambridge Assessment English é a mais comum, devido à sua qualidade e reconhecimento internacional. Atualmente, é aceito por mais de 20 mil universidades, empregadores e governos, em mais de 150 países. Anualmente, mais de 5 milhões de candidatos realizam esses testes no mundo.

Os exames são emitidos pelo departamento de exames internacionais da Universidade de Cambridge e são divididos por faixa etária, nível de proficiência e também por objetivo. Todos são baseados no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (leia mais sobre o quadro nessa publicação).
Nas questões, são avaliadas as diferentes competências: fala, redação, audição e interpretação textual. Vale ressaltar que o exame não tem prazo de validade. Conheça as provas mais comumente aplicadas no Brasil:

Young Learners English (YLE): dividido em três níveis, é um sistema de avaliação para verificar como alunos de 7 a 12 anos de idade estão desenvolvendo suas habilidades de expressão e compreensão em inglês. Os testes são ilustrados, coloridos e divertidos, o que deixa o aluno mais à vontade para fazê-los. Toda criança que presta um teste YLE recebe um certificado, a fim de motivar a continuidade do aprendizado.

Key English Test (KET): é uma qualificação de nível básico que mostra que o aluno está apto a usar a língua inglesa para se comunicar em situações simples, além de apresentar uma boa base geral de inglês. Esse teste corresponde ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).

Preliminary English Test (PET): é uma qualificação de nível intermediário em inglês, que corresponde ao nível B1 do CEFR. Neste nível o aluno é capaz de compreender os pontos principais de instruções diretas ou declarações públicas, lidar com a maioria das situações que possa encontrar ao viajar como turista em um país de língua inglesa, fazer perguntas simples e participar de conversas em ambiente de trabalho e escrever cartas/e-mails ou fazer anotações sobre assuntos familiares. O teste também se encontra disponível na versão para escolas.

First English Test (FCE): avaliação de nível intermediário superior (B2). O certificado comprova que você consegue utilizar o inglês, escrito e falado, para trabalhar ou estudar, sendo reconhecido pela indústria, comércio e instituições educacionais de todo o mundo. Por esse motivo, é um dos exames mais visados.

Certificate in Advanced English (CAE): é uma qualificação internacional de língua inglesa de alto nível que possui reconhecimento por parte de mais de 3 mil instituições educacionais, empresas e agências governamentais. É um teste completo e muito exigente que comprova o conhecimento de todas as habilidades linguísticas. O certificado corresponde ao nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).

Proficiency (CPE): este exame é para quem é fluente em inglês (C2). O certificado é reconhecido como a mais alta qualificação em língua inglesa, em instituições de todo o mundo.

Business Language Testing Service (BULATS): é um sistema de avaliação voltado ao mundo corporativo. Costuma ser aplicado para testar os conhecimentos de profissionais de forma rápida e relevante para o contexto organizacional, por utilizar um vocabulário direcionado ao mundo de negócios. No Brasil, grandes empresas e corporações utilizam o BULATS como ferramenta para definição de nível e balizador de planos de desenvolvimento da língua inglesa para seus colaboradores. O candidato recebe um certificado com sua colocação no Quadro Comum Europeu, acompanhado por um quadro descritivo do nível que ele atingiu, ou seja, um resumo do que é capaz de realizar no nível alcançado no teste.

International English Language Testing System (IELTS):
é um exame aberto a pessoas com diferentes níveis de proficiência em inglês. É exigido por instituições educacionais, como universidades internacionais, cursos de pós-graduação e também para imigração. O IELTS é desenvolvido a partir de uma parceria entre o British Council, IELTS Austrália e a Universidade de Cambridge.

Quaisquer que sejam seus objetivos ou ambições, a Cambridge representa uma marca de excelência, a qual conquistou a aceitação e a confiança de milhares de organizações no mundo todo.

O Lace Language Center é um centro autorizado das certificações Cambridge em Curitiba. Caso tenha interesse em fazer algum dos testes, ou cursos preparatórios para a realização da prova, entre em contato conosco.








VER MAIS