Dicas para se manter motivado na hora de aprender inglês


13.03.2019

Dicas para se manter motivado na hora de aprender inglês

O Carnaval acabou e, para alguns, chegou o momento de buscar cumprir as metas para o ano, como aprender inglês. Para que os estudos possam ser mais produtivos, porém, é essencial manter a motivação durante todo o curso. Você sabe como fazer isso? Confira as dicas:

1. Tenha um motivo forte


Fuja de motivos genéricos como “é necessário” ou “porque preciso fazer”. O ideal é estabelecer objetivos e sempre adaptá-los de modo a manter o seu interesse nos estudos. Por exemplo “quero ler um livro em inglês ainda este semestre”, “quero passar em um exame de certificação internacional em dezembro”, “quero apresentar um trabalho em inglês” e assim por diante. Mantenha o foco nesses objetivos e busque cumpri-los gradativamente.

2. Dedicação exclusiva


Durante o período de aula e também quando estiver realizando tarefas de casa, deixe o celular de lado – em modo avião ou mesmo desligado – e dedique-se somente ao que está fazendo. Caso esteja estudando em casa, se possível, tenha um espaço próprio para estudar, silencioso e bem iluminado, a fim de evitar distrações e garantir maior conforto e produtividade. Não se esqueça de desligar a televisão.

3. Reconheça seu progresso


Para espantar a desmotivação, em vez de colocar como obstáculo aquilo que você não entendeu ou não conseguiu aprender conforme o esperado, lembre-se de sempre reconhecer os seus progressos. Estabeleça uma periodicidade – seja ao final de cada aula ou uma vez por mês, apenas evite distanciar muito essas datas –, anote o que você estudou e o que conseguiu aprender. Assim, além de revisar, estabelecer um controle do que estudou, fica mais claro o avanço que você está fazendo, o que ajuda a manter a motivação para os próximos passos.

4. Cuide da sua saúde


Para que os seus estudos possam render e para que você se sinta à vontade, tente estar sempre descansado e alimentado. Estudar com sono, com fome ou mesmo doente (com gripe, por exemplo) dificulta o aprendizado e a disposição para a aula, podendo causar desmotivação. Respeite os seus limites e a sua saúde em primeiro lugar.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos relacionados ao aprendizado de inglês, acompanhe o blog do Lace Language Center, escola de inglês em Curitiba!





VER MAIS