Como tornar o aprendizado de gramática mais divertido?


12.12.2018

Como tornar o aprendizado de gramática mais divertido?

Aprender gramática, seja em nosso idioma ou em livros estrangeiros, costuma ser um desafio. Isso porque o comum é se apegar a livros e decorar várias fórmulas. Mas e se disséssemos que existem outras formas mais simples para entender e memorizar o conteúdo?

É fácil: na infância, aprendíamos português à medida que precisávamos nos expressar e, eventualmente, éramos corrigidos por nossos pais. Quando estamos aprendendo uma língua estrangeira, podemos fazer da mesma forma. Confira os passos:

1. Atenção ao conteúdo

Sempre que ler um texto ou ouvir uma frase em inglês, observe os padrões. Em um primeiro momento, tente perceber sozinho qual a ordem correta para as palavras, como é feita a concordância e são conjugados os tempos verbais, enfim. Com a ajuda de um dicionário ou de seu professor, depois, confirme as suas conclusões.

2. Imersão

Crie um ambiente de imersão na língua inglesa: assista a filmes, mude as configurações do seu celular ou e-mail, leia notícias, enfim. Assim como na dica anterior, tente sempre intuir sozinho os significados para, então, buscar ajuda.


3. Aplicação prática

Só estude uma regra gramatical quando tiver necessidade dela para se expressar. Não adianta apenas ler várias regras, pois, com o tempo, você vai esquecê-las. Crie situações fictícias como “preciso fazer uma apresentação sobre o meu filme preferido” e, ao elaborar a resposta ao problema, perceba suas dúvidas e pesquise a respeito. Associar a regra à prática facilita a memorização.

4. Diversão

Busque maneiras de estudar gramática que fujam dos convencionais livro e dicionário. Jogos de memória, forca, aplicativos de celular, redações criativas, essas estratégias podem se tornar suas aliadas na hora de estudar e auxiliam não apenas com a gramática, mas com vocabulário de maneira geral. No site do Conselho Britânico, você encontra alguns jogos para praticar gramática. Além disso, você pode conferir o nosso conteúdo sobre aplicativos com exercícios em inglês.

5. Utilidade


Crie uma lista de motivos “por que a gramática é importante” e tente sempre se lembrar desses motivos durante as aulas sobre o assunto. Perceber a importância de estudá-la vai mantê-lo motivado durante a aula.

6. Comunique-se

Caso você tenha um conhecimento maior do idioma, é hora de colocá-lo em prática com outras pessoas (sempre que possível, com falantes nativos da língua estrangeira ou professores com mais experiência). Transforme a comunicação em inglês em um hábito, na medida do possível.

Esperamos que as dicas tenham ajudado! Caso você tenha uma dificuldade maior com gramática, considere a possibilidade de realizar aula particular de inglês, por exemplo.





VER MAIS