Existe um momento ideal para fazer intercâmbio?


14.11.2018

Existe um momento ideal para fazer intercâmbio?

O intercâmbio é uma atividade enriquecedora de todos os pontos de vista – acadêmico, pessoal e profissional. Por isso, escolher o melhor momento para realizar a atividade é essencial para que possa aproveitar a experiência da melhor maneira possível. Mas qual é esse momento?

Não existe uma fórmula universal para definir isso, mas é preciso levar em consideração algumas variáveis. Por exemplo, qual o seu objetivo? Aperfeiçoar o conhecimento de uma língua estrangeira? Conhecer melhor a cultura de um país? Buscar oportunidades de estudo ou trabalho?

O primeiro passo é ter o seu objetivo definido. Fazer intercâmbio somente porque acredita que deveria fazer não é suficiente. Para aproveitar a viagem da melhor maneira possível, defina o que deseja fazer e estabeleça metas para conseguir. Caso deseje trabalhar ou estudar, também é importante pesquisar sobre o visto e estar com toda a documentação em dia antes de comprar as passagens.

Na sequência, é preciso avaliar o nível de conhecimento do idioma que você possui. Quanto menor for o conhecimento, o seu aproveitamento do intercâmbio pode diminuir. Por isso, estude enquanto ainda estiver no Brasil, para aperfeiçoar-se no exterior.

Para a viagem, também é importante contar com segurança financeira e estabilidade emocional. Preparar-se para os gastos (inclusive com uma reserva para despesas não previstas) e para ficar longe da família e dos amigos por um período é fundamental para poder aproveitar o intercâmbio.

Por fim, elabore um plano de viagem. Deixar tudo para quando estiver no país pode implicar perda de muitas oportunidades. Por exemplo, se o seu objetivo for conhecer a cultura do país, procure hospedagem em casa de família e participe da programação cultural local, como festivais e afins. Já se o seu objetivo é estudar e trabalhar, pesquise as instituições de ensino e também possíveis oportunidades de emprego e entre em contato com as empresas enquanto ainda estiver no Brasil.

Com todos esses passos realizados, você pode considerar que encontrou o momento ideal para realizar o seu intercâmbio!




VER MAIS