
07.11.2018
Aprender inglês no exterior é melhor do que no Brasil?
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Para acompanhar as demandas, o domínio do inglês se torna fundamental. Uma dúvida comum, porém, é se é melhor fazer inglês no Brasil ou em países que tenham o idioma como língua nativa, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, entre outros. Para tirar essa dúvida, separamos alguns tópicos que devem ser analisados:Investimento
Para realizar um curso de inglês no exterior, é preciso arcar, além do curso, com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte, lazer, visto, entre outros. Por isso e também devido à moeda (o dólar, o euro e a libra têm o valor bem mais elevado que o do real), o custo sempre será mais alto em relação a um curso realizado no Brasil.
Tempo
Os cursos no exterior têm duração muito variável – de duas semanas a dois anos. Se você gostaria de aprender do zero, ou possui noções muito básicas do idioma, é necessário avaliar o seu tempo disponível para estudar no exterior. Caso você trabalhe ou estude, pode ser mais difícil ficar no país estrangeiro por tempo suficiente para conquistar o domínio desejado do idioma. Além disso, é preciso estar preparado para passar o tempo necessário longe de casa.
Necessidade
Você precisa aprender inglês para trabalho? Para fins acadêmicos? Para exames de proficiência? Para melhorar a sua pronúncia? No Brasil, há cada vez mais cursos especializados de acordo com a sua necessidade, não sendo necessário viajar para aprender o idioma. Confira nesta publicação dicas de como escolher a sua escola de inglês.
Professores
O argumento de professores nativos costuma ser decisivo para quem deseja fazer inglês fora. Vale ressaltar, porém, que professores que também conhecem o português são importantes para ajudar você a fazer a transição para a estrutura do novo idioma, explicando as diferenças e as semelhanças e conhecendo erros comuns. Antes de se matricular em uma escola no Brasil, questione se os professores possuem vivência no exterior, certificados internacionais reconhecidos e formação em Letras.
Cultura
Caso você deseje uma imersão na cultura do outro país, porém, o intercâmbio se torna a melhor opção. Além de realizar o curso do idioma, no restante do tempo você pode participar de outras atividades e conhecer melhor o país e a região onde você estiver estudando. Também há programas de intercâmbio específicos, os chamados intercâmbios culturais, que valorizam a experiência no país visitante, com programas de cinema, gastronomia, entre outros.
Em resumo, é possível encontrar o curso que você deseja sem sair do Brasil, com professores qualificados. Caso você deseje uma imersão na cultura do país e aproveitar para viajar, porém, o curso de inglês fora do Brasil pode ser a alternativa mais viável.
No Grupo Educacional Bom Jesus, nossos alunos podem realizar intercâmbios culturais de curta duração em países da América do Norte e da Europa. Entre em contato com a sua Unidade para mais informações.
VER MAIS
