Onde ficar durante um intercâmbio?


01.08.2018

Onde ficar durante um intercâmbio?

Um intercâmbio é uma decisão que precisa ser planejada em vários detalhes: para qual país ir, qual tipo de intercâmbio fazer, entre outras questões que permeiam essa viagem. Entre os fatores que devem ser decididos, um deles é qual tipo de hospedagem escolher.

É possível, porém mais raro, alugar um quarto em flat, hotel ou outro tipo de estabelecimento. Isso ocorre devido ao custo elevado, já que o período de hospedagem é mais longo para um intercâmbio, e também porque é menos interessante para a proposta do intercâmbio, que é a imersão em uma cultura diferente. Ao dividir o seu alojamento com pessoas de outro país, a experiência se torna ainda mais rica.

As opções mais comuns são: ficar em casa de família ou na universidade, se for o caso. Confira as vantagens e as desvantagens de cada opção:

Hospedagem em casa de família (homestay)

A hospedagem em casa de família é uma ótima opção para aprimorar o próprio domínio do idioma e conhecer a cultura e os costumes do país. Normalmente procurada por estudantes de nível médio, inclui de duas a três refeições diárias, além de acomodação em quarto individual, lavanderia, acesso a Wi-Fi, entre outros, o que a torna bastante acessível.

A casa de família é uma ótima opção para quem nunca morou sozinho, já que oferece melhor estrutura, e também para os primeiros meses, em que se está em adaptação. O convívio garante uma verdadeira imersão nos costumes locais, o que enriquece a experiência do intercambista. Além disso, a família e o estudante se sentem mais seguros.

Por outro lado, deve ser evitada por quem está acostumado com um estilo de vida mais independente (sem horários, por exemplo). É possível, em alguns casos, escolher o perfil da família em que gostaria de ficar, como não fumantes, com ou sem crianças e animais de estimação, entre outros.

Hospedagem estudantil (república)

As residências estudantis têm localização próxima a universidades, escolas, estações de metrô, pontos de ônibus, entre outros serviços essenciais para o cotidiano. Costumam ter três quartos (individuais ou compartilhados), móveis e utensílios domésticos necessários, mas a alimentação e os serviços domésticos são de responsabilidade individual, podendo ser combinados com os demais moradores.

Ao contrário das casas de família, as residências estudantis geralmente garantem bastante liberdade para os estudantes, porém permanecem as regras de boa convivência, já que estará dividindo a acomodação com outras pessoas que talvez tenham hábitos muito diferentes do seu.

As desvantagens desse tipo de hospedagem é que ela é mais cara em relação à casa de família, além de ter outras despesas como refeições, lavanderia, produtos de limpeza etc. Além disso, caso o estudante seja tímido ou inexperiente, fazer amizade com os outros moradores e dividir as tarefas da casa pode se tornar um desafio. Por outro lado, a convivência com outras culturas enriquece a experiência do intercâmbio.

Aluguel de apartamento ou flat

O aluguel costuma ser uma ótima opção para quem não se adapta aos modelos anteriores. Vale ressaltar que existem exigências contratuais, como comprovação de renda, o que pode ser um desafio para o estrangeiro. É preciso pesquisar com antecedência para ter certeza que atende às demandas.

Lembre-se, também, de que nesse caso haverá despesas adicionais, como roupas de cama, eletrodomésticos e móveis. Esse tipo de acomodação costuma ser a opção mais cara de hospedagem, por isso compensa apenas para quem ficará por um longo período, como um ano ou mais. Por outro lado, o aluguel compensa para quem deseja liberdade e privacidade.

Para decidir onde se hospedar durante o seu intercâmbio, em primeiro lugar é preciso considerar os seus hábitos e o seu estilo de vida. Pesquise, converse com pessoas que já fizeram intercâmbio, assista a vídeos no YouTube e conte com o apoio do seu colégio ou da sua agência de viagens.

Fazer uma lista de perguntas também pode ajudar a refletir, por exemplo: Você está acostumado a ficar sozinho em casa? Tem dificuldade em dividir o quarto com outras pessoas? Consegue cuidar de tarefas domésticas sem ajuda? Cumpre regras e horários? Está viajando para conhecer a cultura local? Gostaria de fazer amigos? Avalie todos esses pontos e, somente depois, decida a hospedagem.





VER MAIS