Terminei de estudar inglês. E agora?


25.04.2018

Terminei de estudar inglês. E agora?

Terminar o curso de inglês é um momento de comemoração, afinal, são anos de estudo. Além disso, o domínio do idioma é a garantia de estar à frente da concorrência no mercado de trabalho e na área acadêmica. Finalizar as aulas, porém, não pode ser sinônimo de encerrar os estudos.

Por alguns anos, você pode até ter a sensação de que está fluente, porque vai compreender filmes sem legendas e textos na internet, por exemplo. Sem a prática, porém, será possível notar o surgimento gradual de dificuldades, especialmente na fala e na escrita, que são menos praticadas.

Isso ocorre porque a lógica de aprender um idioma é igual a qualquer outra disciplina: é essencial que você continue praticando, a fim de manter o nível adquirido. Caso contrário, com o tempo o seu cérebro vai esquecendo os aprendizados, para dar lugar a conhecimentos mais recentes ou com maior uso em seu dia a dia.

Assim, para manter a fluência, você deve realizar periodicamente atividades que testem a sua capacidade. Algumas dicas para isso são: participar de grupos de conversação, tentar repetir os vídeos a que assiste, realizar uma viagem para um país que fala o idioma, resumir uma notícia que leu e escrever textos relacionados à sua área (além de praticar inglês, essa última dica pode chamar atenção das empresas para você).

Ao manter uma rotina semanal com essas tarefas, você garante a continuidade dos seus conhecimentos. Além disso, ao terminar seu curso, não deixe de fazer exames de proficiência em inglês reconhecidos em âmbito internacional. Com isso, você pode comprovar o seu domínio do idioma. Um exemplo é o Cambridge Assessment English, oferecido pelo departamento de exames internacionais da Universidade de Cambridge.
Outra dica é não deixar de se desafiar somente porque concluiu o curso. Há várias maneiras de aprimorar seu aprendizado, como procurar conhecer regionalidades, estar em contato com diferentes sotaques, conhecer termos específicos da sua área e participar de eventos no exterior, por exemplo.

Caso esteja procurando por cursos customizados ou aula particular de inglês em Curitiba, conte com o Lace Language Center. Confira nossas opções clicando aqui.





VER MAIS