Seis razões para fazer seu intercâmbio<br> antes da faculdade


10.10.2017

Seis razões para fazer seu intercâmbio
antes da faculdade

Listamos as principais razões para você estudar fora do país e todas as vantagens que essa experiência proporciona

A procura por intercâmbios vem crescendo a cada ano, mas sempre surge a dúvida de qual a melhor época para ter a sua vivência internacional. Deveria fazer antes ou depois do Ensino Médio?

O que afirmamos é que vale investir seu tempo em uma experiência como essa e que, independentemente da sua idade, você vai certamente coletar aprendizados muito diferentes ao longo de sua passagem por outro país.

Se você está em período escolar, porém, acreditamos que a melhor época para encarar um intercâmbio é antes ou logo no início do Ensino Médio. Neste momento, você deve se perguntar: “Ok, mas por quê?”.

Para responder (e convencer você), trouxemos uma série de argumentos que mostram as vantagens e as situações que encontrará lá fora. Assim, após a sua leitura, você já estará afiado para defender a sua ida ao exterior.
 
 
 

#1 Aprender pela imersão

 
O primeiro motivo é também o mais comum: você conseguirá melhorar muito seu inglês ou o idioma falado no seu destino!

Contudo, não pense que isso acontecerá apenas por precisar falar mais a língua. A grande verdade é que, ao longo do intercâmbio, passamos o tempo todo imersos em lugares novos, com pessoas, costumes e coisas de uma cultura diferente, que usam uma outra linguagem para se comunicar. Você, o intercambista, usará seus conhecimentos para interpretar e entender, da sua maneira, tudo que encontrar de “novo” por lá.

A princípio pode parecer assustador, mas você vai notar a importância das quatro habilidades linguísticas e, quando menos perceber, estará raciocinando tudo em inglês. Afinal de contas, não existe método melhor de entender algo do que vivenciando, na prática, o que se quer saber. 
 
 
 

#2 Criar amizades únicas

 
É sempre bom saber que você não está sozinho nesse barco. Além de você, muitas outras pessoas, de vários países, estão passando ou vão passar pela mesma situação que a sua!

Uma das maiores vantagens de sair mundo afora é, sem dúvida, conhecer gente que vai expandir sua mente, apresentar novos pensamentos e conceitos e mudar sua visão do mundo dali para a frente.

“Opa, mas então estarei em contato com mais de uma cultura, não?” Exatamente! Você vai conhecer os modos de vida e as tradições dos muitos outros intercambistas que estarão por lá, tornando cada amizade singular.

Enxergar e estar em contato com outras realidades será um tremendo ganho, para carregar durante toda a sua vida. Essa vivência pode ser valiosa para ajudar nos seus pensamentos e decisões para o futuro. 
 
 
 

#3 Desenvolvimento próprio

 
Estando em outro país nos deparamos com muitas situações que nos tiram da nossa zona de conforto e precisam ser resolvidas, isso tudo sem o amparo de um familiar.

Não se preocupe, pois você ainda vai contar com muita gente para ajudá-lo. Só saiba que será muito gratificante descobrir do que você é capaz, os seus limites, além de habilidades e emoções que não havia conhecido antes.

Será também um teste de como você lida ao arcar com maiores responsabilidades, aprendendo a se organizar do seu jeito e avaliando as melhores formas de agir para garantir que seu intercâmbio seja proveitoso e consciente. 
 
 
 

#4 Mergulhar no turismo

 
Uma das melhores razões (que não poderia ficar de fora) é: curtir a viagem. Aproveite para sair da rotina e conhecer lugares que você não encontra em qualquer esquina.

Cada lugar do mundo oferece atrações diferentes e únicas para se conhecer. Ter a chance de fazer isso já é um grande incentivo para aproveitar seu intercâmbio ao máximo. Sua estada pode render muitas visitas em cidades e pontos turísticos a que você jamais imaginou ir.

Pense que todo local esconde uma história, então isso vai ser muito mais do que só diversão, também servirá para aprimorar sua cultura e trazer curiosidades sobre temas e lugares que somente você saberá.
 
 
 

#5 Compartilhar sua bagagem

 
Aliás, falando em histórias, isso você terá de sobra. Afinal, a maioria das coisas e lugares são diferentes do que você está acostumado a ver e frequentar.

Somos constantemente marcados pelos acontecimentos que vivemos e fazer a troca dos conhecimentos coletados é enriquecedor tanto para quem transmite quanto para quem aprende novas coisas.

A oportunidade de descrever os momentos por que passou para seus amigos e familiares só aumenta a sensação positiva que terá com a viagem. Cada história que você contar será uma experiência que estará compartilhando.
 
 
 

#6 Abrir novas portas


A última “razão” acaba sendo uma potencial vantagem após o seu retorno. Pensando mais para a frente, fazer um intercâmbio pode abrir um mar de possibilidades no futuro.

O tempo e as experiências que obtiver fora do país têm a grande chance de se tornarem um poderoso diferencial no seu currículo. No âmbito profissional, dependendo da empresa e da área, ter uma experiência internacional pode ser determinante para conquistar uma vaga.

Outra possibilidade que o intercâmbio pode gerar, voltado para a continuação de seus estudos, seria terminar o Ensino Médio e tentar ingressar em uma universidade fora do país. Já se imaginou cursando a graduação nas instituições mais renomadas dos EUA ou da Inglaterra?
 
 
 

First Step


Agora que já tem vários argumentos na ponta da língua, chegou o momento de seguir em frente com a ideia do intercâmbio. É necessário escolher o destino e quando vai acontecer, mas, antes disso, te damos uma dica valiosa do que fazer após terminar sua leitura.

O primeiro passo (e essencial) é saber o seu nível de proficiência em inglês e descobrir as escolas de idiomas que podem aplicar provas e ajudar a melhorar alguma habilidade se for preciso. Escolha bem onde irá fazer seu teste e as aulas preparatórias, pois seu desempenho com outro idioma irá depender do seu esforço e da qualidade de ensino que teve.

Aqui no Lace nós oferecemos avaliações de nivelamento para poder te auxiliar nessa próxima etapa da sua vida. Além de muitos outros programas para que você se sinta confiante para se comunicar no exterior e realizar esse sonho. Entre em contato ou acesse aqui para saber mais.

Caso seja estudante do Colégio Bom Jesus, disponibilizamos ainda a opção de fazer o intercâmbio pelo próprio Lace. Nessa página você pode obter mais informações sobre nossos programas internacionais.





VER MAIS