Como escolher um professor de inglês?


19.12.2018

Como escolher um professor de inglês?

Aprender inglês é essencial para a sua vida profissional, acadêmica, e mesmo para poder viajar para o exterior. Com isso, muitas pessoas se matriculam em cursos do idioma ou aulas particulares sem conhecer o professor e seu perfil de ensino.

Em casos como esse, é possível haver várias incompatibilidades que desmotivem o aluno ou mesmo o impeçam de prosseguir o aprendizado. Para evitar essa situação, é preciso buscar um profissional que entenda os seus objetivos e tenha uma metodologia mais adequada à sua forma de aprender. Confira dicas de como escolher:

1. Formação acadêmica

A formação do professor de inglês deve ser licenciatura em Letras – Português/Inglês ou somente Inglês. Isso significa que ele passou quatro anos na faculdade se preparando para ensinar o idioma. Além de aprender o idioma a fundo, também estudou planos de aula, didática, entre outras questões essenciais para a profissão. A realização de cursos de atualização, pós-graduação e participação em eventos da área também pode ser incluída aqui, para mostrar o preparo do professor e seu interesse em se aperfeiçoar.

2. Certificados internacionais

Para comprovar que o professor é fluente no idioma, ele pode apresentar certificados de proficiência emitidos por instituições internacionais, como os testes realizados pela Universidade de Cambridge, por exemplo.

3. Vivência no exterior

A vivência no exterior é um complemento muito importante à formação do professor de língua estrangeira. Ao morar no exterior, além de conhecer a cultura do país, é possível aprender o uso do idioma no dia a dia, aperfeiçoar a pronúncia com a ajuda de falantes nativos, entre outras questões.

4. Didática

O professor de idiomas precisa tornar o aprendizado mais divertido e interativo. Aluno e professor devem estar em uma constante troca de conhecimentos. Nesse momento, ser comunicativo e incentivar os alunos a falar a língua estrangeira é essencial. Além disso, o incentivo a buscar outras formas de aprendizado, como filmes, músicas, documentários e jogos on-line também complementam o processo.

5. Indicações de conhecidos

Procure referências entre conhecidos e amigos. Caso você já tenha escolhido uma escola ou professor, busque o que outras pessoas já comentaram, na internet, por exemplo. Assim você pode se sentir mais seguro sobre a escolha.

6. Preço das aulas

Durante as suas visitas a escolas de inglês ou conversas com professores particulares, você conhecerá os profissionais, seus currículos, e saberá se a metodologia deles é adequada à sua forma de aprender e aos seus objetivos. Aproveite para questionar sobre valores, especialmente daqueles com quem você tiver maior afinidade. Ao final das visitas, você terá um valor aproximado de mercado, para saber se o que foi pedido pelos profissionais é justo.

O preço deve ser o último elemento ponderado, justamente para ser analisado junto com a qualidade do ensino, o preparo profissional, entre outras questões igualmente importantes. Com isso, você pode garantir o retorno do seu investimento.

Para descobrir se o professor se adequa, é interessante realizar uma aula experimental na escola de inglês escolhida, ou uma avaliação, no caso de professor particular. Além disso, vale a pena ressaltar que o aprendizado depende também da sua dedicação em sala de aula e fora dela, não apenas do professor.





VER MAIS