Como me preparar para um intercâmbio no Ensino Médio?


13.06.2018

Como me preparar para um intercâmbio no Ensino Médio?

 Fazer um intercâmbio gera muita ansiedade e expectativa, independentemente do momento da vida em que a viagem será realizada. No Ensino Médio, porém, há a ainda mais dúvidas e desafios, por se tratar de um momento em que somos mais dependentes da escola e da família. Para aproveitar melhor a sua viagem, confira as dicas da escola de inglês em Curitiba Lace Language Center:

1. Aprender inglês

Principalmente para o caso de intercâmbio high school, o domínio da língua inglesa é fundamental. De qualquer forma, quanto mais você conhecer o idioma, mais poderá aproveitar a viagem e o conteúdo aprendido e poderá fazer amigos e contatos com facilidade. Confira o seu nível de conhecimento e, caso seja necessário, realize aulas particulares ou reforce os estudos em casa, para acompanhar as atividades no país estrangeiro.

2. Estudar sobre o local onde vai ficar

Assim que souber onde vai estudar e onde ficará hospedado, pesquise tudo o que puder sobre a região. Confira opções de alimentação e lazer, conheça as atividades oferecidas pelo colégio, entre outras, e organize-se ao longo da sua estada para que possa aproveitar ao máximo.

3. Saudades de casa

É comum sentir saudades dos seus amigos e da família. Você deve começar a se acostumar com a ideia enquanto ainda estiver no Brasil, encarando a saudade como um sentimento positivo, reflexo das boas lembranças, da sua independência, do seu amadurecimento e das suas escolhas. Durante o intercâmbio, evite enviar mensagens e fazer ligações para a família com muita frequência. Aproveite as atividades propostas pelo novo colégio ou pela empresa responsável pela viagem e permita-se conhecer novas pessoas. Isso o ajudará a lidar melhor com a distância e também a aproveitar a viagem.

4. Não deixe tudo para a última hora

Organize uma lista do que deve ser levado para a viagem, incluindo documentos, roupas, materiais de higiene, tecnologia, entre outros. Se necessário, peça ajuda para os seus pais ou mesmo para o seu colégio no Brasil. Comece a organizar as malas com pelo menos dois dias de antecedência e carregue o essencial, até mesmo para evitar excesso de peso em sua bagagem.

5. Evite se comunicar em português

Durante a viagem, é comum estarmos com um grupo de brasileiros, ou mesmo encontrarmos colegas com a mesma nacionalidade. Apesar da vontade de falar português, porém, tente se comunicar em inglês o tempo todo e procure conhecer novas pessoas, de diferentes nacionalidades. Isso vai garantir que você aproveite melhor o intercâmbio, aumente os seus conhecimentos no idioma e conheça novas culturas.

No Grupo Educacional Bom Jesus, nossos alunos têm a oportunidade de realizar programas de intercâmbio cultural ou high school, para aperfeiçoar o conhecimento na língua inglesa, despertar sua autonomia e conhecer outras culturas. Para mais informações, entre em contato conosco.

Já se você vai realizar um intercâmbio e precisa melhorar seus conhecimentos em inglês, entre em contato com o Lace Language Center. Contamos com opções de cursos para diferentes níveis e faixas etárias, além de aula particular de inglês em Curitiba.





VER MAIS