Quanto tempo devo estudar inglês por dia?


21.03.2018

Quanto tempo devo estudar inglês por dia?

Para aprender inglês, a prática é essencial. Porém, uma dúvida comum neste momento é de quanto tempo por dia, efetivamente, é necessário para fixar os conhecimentos do idioma.

Vale ressaltar, neste momento, que a resposta não está na quantidade de horas destinada ao estudo, mas sim na dedicação e na forma de distribuição do tempo. O ideal é que a quantidade de tempo venha sempre acompanhada pela qualidade.

Mas, afinal, existe um tempo mínimo? Primeiramente, é preciso pensar o que significa dizer que está estudando inglês. Aprender outro idioma significa falar corretamente, ler e escrever com segurança. Para isso, é necessária imersão, ou seja, estar conectado com o inglês é fundamental para garantir um bom avanço. Essa imersão, porém, não precisa estar relacionada a sentar, abrir um livro e estudar: você pode ouvir música, ver filmes e séries, ler, escrever.

Por outro lado, também é necessário pensar na qualidade do seu momento de imersão. Por exemplo: não basta ouvir a música, é necessário tentar identificar as palavras que são ditas e o seu significado no contexto. Então, não pense em português e nunca traduza. O melhor é resolver problemas e situações do dia a dia pensando em inglês, vivenciando mesmo a língua.

Não adianta, porém, passar 10 minutos totalmente focado e, em seguida, abandonar os estudos. O ideal é o mínimo de meia hora, se desejar praticar uma competência por dia (só redação, por exemplo), ou cinquenta minutos, caso queira estudar mais de uma. Para se organizar, confira algumas dicas:
 

Analise seu tempo disponível

Como é sua rotina? Você estuda? Trabalha? Frequenta academia? Quando é seu tempo livre? E o mais importante: você consegue manter a concentração nesse tempo? Por exemplo, digamos que você trabalha durante o dia e estuda à noite. Pode ser que você tenha tempo livre depois da aula, mas estará cansado e esse tempo não vai render.

Respeitar os limites é necessário, especialmente porque os estudos exigem muito de nós, no sentido intelectual. A quantidade ideal de horas para estudar é a maior quantidade que você puder estudar mantendo sua qualidade de vida e a qualidade do estudo. Ou seja, não importa se você tem uma hora ou dez horas diárias, mas como isso influencia no seu dia e se você consegue manter o foco e reter as informações durante esse tempo.
 

Tenha um planejamento

Um planejamento é essencial para a sua organização pessoal, não apenas nos estudos. Se você programar todas as atividades, poderá realizar todas no momento devido. Isso ajudará bastante a aproveitar seus momentos de estudo e imersão em inglês.

Tenha uma ideia clara do seu objetivo. Ler um livro em inglês? Melhorar sua pronúncia? Ser aprovado em um teste de proficiência? Conseguir se comunicar em uma viagem? Anote esse objetivo em um local visível (como a primeira página do seu caderno de inglês) e estabeleça metas possíveis para alcançá-lo. Depois, procure cumprir essas metas.
 

Crie um hábito

Um hábito é uma ação repetida com regularidade. Por exemplo, se todos os dias pela manhã você levanta, troca de roupa, arruma a cama e come uma torrada, isso se tornou um hábito. Para transformar uma ação em um hábito, alguns estudiosos afirmam que é necessário repetir a ação (estudar inglês, por exemplo) diariamente, de preferência sempre no mesmo horário, durante dois meses. O ideal é conciliar esse hábito com um método de estudo que funcione melhor para você e com um ambiente que permita melhor aproveitamento dos estudos (silencioso e com boa iluminação). Depois, cultive esse hábito e perceba o seu progresso!

Está pensando em estudar inglês? Conheça o Lace Language Center, do Grupo Educacional Bom Jesus. A escola de inglês em Curitiba possui cursos para crianças, jovens e adultos, identificando a necessidade de cada um e colocando-os em aulas regulares, do nível básico ao avançado, ministradas por professores com formação e vivência no exterior, que utilizam programas comunicativos e interativos.





VER MAIS