Como estudar para exames de proficiência em inglês?


23.02.2018

Como estudar para exames de proficiência em inglês?

Realizar um exame de proficiência em inglês traz inúmeros benefícios para a vida acadêmica e profissional, abrindo muitas oportunidades. Por isso, a expectativa de ser aprovado, no caso do Cambridge Assessment English, ou de obter a pontuação mais alta possível, no caso do TOEFL, pode gerar ansiedade em muitos candidatos.

Vale lembrar, porém, que o procedimento para estudar é praticamente igual às demais provas. Confira algumas dicas da escola de inglês em Curitiba Lace Language Center, vinculada ao Grupo Educacional Bom Jesus, para os meses que antecedem a realização do exame:
 

Não deixe para a última hora

Decidiu que vai realizar algum teste de proficiência em inglês? Elabore um plano de estudos. Mesmo que você já sinta que domina o idioma, é essencial conhecer o estilo da prova, responder às questões no tempo desejado ou apenas revisar o que já sabe. Se você sente que precisa reforçar algum conhecimento, é ainda mais importante contar com um planejamento para estudar.

Na hora de elaborar o plano, considere quanto tempo por dia você pode estudar inglês, quando é possível inserir o idioma em seu dia a dia (por meio de música, filmes, leitura de sites, entre outros) e também estabeleça metas diárias ou semanais. Depois, siga o plano.
 

Tenha mais contato com o idioma

Ter o idioma no seu dia a dia é fundamental para aumentar as chances de sucesso na prova. Leia textos e procure se informar das atualidades em sites internacionalmente renomados, jornais e blogs em inglês, bem como assistir a vídeos de palestras, como o TED Talks.

Ao inserir o inglês no cotidiano, você amplia o vocabulário e o entendimento da estrutura da língua. Assim, fica muito mais fácil de compreender questões difíceis com mais tranquilidade e dentro do tempo previsto para a prova. Além disso, a gramática não pode ficar de fora!
 

Pratique todas as habilidades

Os exames de certificação internacional avaliam a sua fluência nas diferentes habilidades: fala, escrita, leitura e audição. Por isso, não deixe de praticar diálogos. Ou seja, você pode até assistir a filmes sem legenda, mas, se não souber falar e escrever em inglês, dificilmente conseguirá realizar a prova.
 

Confira materiais didáticos específicos

Na internet, está cada vez mais acessível se preparar para uma prova. Confira testes anteriores, conheça o formato e desenvolva uma rotina para resolver as questões, sempre cronometrando o tempo necessário. Quanto mais exercitar, mais fácil ficará realizar a prova dentro do tempo previsto. Garanta que estará preparado.


Caso sinta necessidade de um estudo mais direcionado e supervisionado, o Lace Language Center oferece aulas preparatórias para exames internacionais, bem como aula particular de inglês em Curitiba. Para mais informações, entre em contato conosco.





VER MAIS