Intercâmbio cultural ou high school: qual a melhor opção?


07.02.2018

Intercâmbio cultural ou high school: qual a melhor opção?

Estudar no exterior é o sonho de brasileiros de todas as idades. Na hora de decidir qual o curso ideal, porém, muitas pessoas ficam divididas. No caso do ensino médio, a dúvida entre um intercâmbio cultural e o high school se torna acirrada: afinal, qual a melhor opção?

De fato, não existe uma alternativa “certa” ou “errada”, mas sim a que melhor se adequa à sua necessidade. Confira algumas questões que irão ajudar a nortear essa escolha:
 

1. Tempo

Os dois programas possuem duração bem diferente. Enquanto o intercâmbio cultural costuma ser realizado durante as férias, o high school pode durar de seis meses a um ano. Ou seja, caso você não se sinta preparado para ficar tanto tempo longe de casa, é melhor apostar em um intercâmbio cultural.
 

2. Experiência

Durante o high school, você vai frequentar a mesma escola que os estudantes locais e estudar disciplinas do ensino médio, como matemática, literatura, entre outras. Inclusive, você pode ser aprovado ou reprovado no ano letivo, como no Brasil.

Já em um intercâmbio cultural, não existe essa cobrança: o objetivo é aprender os costumes, as tradições e o idioma do país que está visitando, ou seja, como o próprio nome sugere, ter uma imersão na cultura local.
 

3. Domínio do inglês

Devido aos diferentes propósitos, a exigência de conhecimento em inglês é diferente para os dois programas. Enquanto o estudante que realiza um intercâmbio cultural pode possuir apenas noções básicas do idioma, o high school possui mais exigências, para confirmar a sua capacidade de acompanhar as aulas em língua estrangeira.

Entre os principais pré-requisitos para o ensino médio no exterior estão o inglês intermediário, comprovado por certificação internacional, estar cursando o ensino médio e possuir notas acima da média.

Quem gostaria de um aperfeiçoamento antes de viajar para fora do país pode contar com os cursos da escola de inglês em Curitiba Lace Language Center, que ajudam a fortalecer o domínio do idioma. Para quem também precisa de certificado de proficiência em inglês, o Lace é um centro de exame credenciado para aplicar as provas do Cambridge Assessment English.





VER MAIS