Aprender inglês na Netflix?


09.01.2019

Aprender inglês na Netflix?

A plataforma de streaming Netflix tornou-se a mais popular do mundo, conquistando mais de 125 milhões de assinantes. No Brasil, a Netflix chegou em 2011, com pouca variedade de filmes e séries, mas desde então tem aumentado a oferta, investindo ainda em produções próprias.

Com isso, a plataforma conquistou mais de 7,5 milhões de usuários no país até o primeiro trimestre de 2018. É tanta gente que, caso a empresa se considerasse uma emissora de TV paga, ficaria atrás apenas da NET em número de assinantes.

Com tanta variedade, que se propaga especialmente entre o público jovem, é possível usar a Netflix para mais do que apenas entretenimento. Assistindo aos conteúdos, é possível aprender sobre diferentes temas, inclusive praticar a escuta e a pronúncia de idiomas.

No caso do inglês, a plataforma disponibiliza produções de diferentes países. Dessa forma, além de ouvir o idioma, você ainda pode conhecer as diferenças culturais entre os países, os sotaques e algumas expressões usadas por eles.

Além disso, como há diversos gêneros, classificações etárias e durações, você pode escolher conteúdos interessantes e que melhor se adaptem ao seu nível de conhecimento. Confira as dicas para aproveitar melhor os conteúdos:

Indicamos começar por seriados com duração mais curta (até 30 minutos). Dessa forma, você pode assistir ao mesmo episódio com legenda em português, em inglês e sem legenda. Assim, em um primeiro momento você vai se familiarizar com o conteúdo e treinar um pouco a audição. No segundo momento, com as legendas em inglês é possível exercitar a leitura e, novamente, a audição, uma vez que você pode comparar as palavras e sua pronúncia. Também é uma oportunidade para assimilar novas palavras, uma vez que você pode anotar os termos desconhecidos, procurar no dicionário e deixar registrado. Como você já assistiu ao episódio em português, a interpretação textual se torna mais simples e você pode compreender algumas metáforas e gírias, por exemplo. No terceiro momento, o desafio é compreender os diálogos e também é possível repetir as frases, treinando a fala.

Caso você já tenha um domínio mais avançado, porém, é possível iniciar com filmes e assistir sem legendas ou com legenda em inglês, dependendo do seu objetivo. Vale ressaltar, porém, que como você assistirá mais de uma vez ao mesmo conteúdo, é importante que seja sobre um tema do seu interesse.
Na hora de escolher o seriado ou filme, fique atento à classificação etária. Caso você seja iniciante, prefira opções com classificação livre – até mesmo filmes da Disney. Como são pensados para todas as idades, esses filmes são acessíveis para quem tem pouco vocabulário em inglês.

Outra dica é não assistir às suas séries e filmes preferidos. Como você já conhece os episódios, provavelmente lembra e talvez até saiba de cor o conteúdo. Com isso, você exercita menos a interpretação do texto e a compreensão da fala. Aproveite essa oportunidade para conhecer novas opções.
Com essas dicas, você pode aproveitar para continuar o seu aprendizado de inglês durante as férias e em seu tempo livre, além de se divertir. Não gostou do filme ou da série escolhida? Aproveite a variedade de opções da Netflix e troque por outra, o que importa é não desistir.





VER MAIS