Vantagens de fazer o high school pela sua escola


31.10.2018

Vantagens de fazer o high school pela sua escola

Ter as disciplinas e o diploma que uma escola norte-americana oferece, sem ficar longe da família e dos amigos. A ideia do Ensino Médio americano (high school) oferecido por escolas brasileiras tem atraído cada vez mais famílias.

O aumento na procura da modalidade não é à toa: em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o ensino garante melhor preparação e mais possibilidades para o futuro. Ter dupla diplomação traz vários benefícios para estudantes brasileiros, como equiparar o nível acadêmico com o de um aluno estrangeiro; contar com a maior receptividade do mercado de trabalho ao diploma americano; conquistar a fluência em inglês em seus diversos níveis, inclusive formal e acadêmico. Além disso, é importante considerar a facilidade para disputar vagas em universidades dos Estados Unidos ou conquistar oportunidades profissionais com boa remuneração.

Além da possibilidade de ingressar em uma universidade estrangeira, o high school proporciona um preparo acadêmico e cultural que amplia sua visão e sua colocação no mundo. “O curso de oratória prepara o aluno para a comunicação fluente nesta imersão internacional/internacionalizada. O programa automaticamente abre portas importantes nas universidades, no mercado de trabalho e na vida, além de proporcionar enriquecimento sociocultural e esse não há como medir”, descreve Anne Martins, a coordenadora da área internacional do Bom Jesus.

Vale ressaltar que, nos Estados Unidos, o Ensino Médio começa a partir do 9.º ano. Por isso, os alunos que aderirem ao programa, a partir do 9.º ano, já terão as aulas do currículo americano no contraturno, ofertadas totalmente em inglês. Para garantir que o estudante acompanhe as disciplinas, é essencial que tenha domínio da língua inglesa.

Em alguns casos, como no Colégio Bom Jesus, a escola também oferece oferece uma orientação para os alunos que desejam continuar os estudos em universidades dos Estados Unidos (confira mais informações sobre o high school do Colégio Bom Jesus).

A estudante Maria Luiza Lacerda Pegorini optou pelo programa do Bom Jesus justamente porque planeja estudar em uma faculdade fora do Brasil. A adolescente pretende cursar Medicina nos Estados Unidos ou na Europa. “Além de todas as aulas serem em inglês, estou desenvolvendo habilidades como falar em público de forma clara e objetiva, o que é muito importante”, comenta Maria Luiza, que destaca a vantagem de ter acesso a esses conhecimentos ainda no Ensino Médio.

High school e bilíngue são a mesma coisa?
O high school não é igual aos programas bilíngues. Enquanto os colégios bilíngues inserem o idioma na grade curricular, de modo que o aluno se torne fluente em inglês, o high school é elaborado a partir de uma parceria entre escolas brasileiras e instituições de ensino norte-americanas.

Com essa parceria, é criada uma grade curricular válida tanto para o currículo brasileiro quanto para o currículo americano, ou seja, com disciplinas obrigatórias para os dois países. São matérias como economia, história, artes, literatura e legislação inglesa, entre outras, que possuem a cultura americana como pano de fundo. O colégio também pode adicionar disciplinas para ampliar o conhecimento cultural e a capacidade crítica do aluno.

Ao concluir o Ensino Médio com aproveitamento, o aluno recebe o diploma de conclusão das duas instituições.





VER MAIS