Como escolher uma escola de inglês?


26.09.2018

Como escolher uma escola de inglês?

Aprender inglês amplia as possibilidades de estudo e trabalho, garantindo melhores chances para a sua formação e posterior inserção no mercado de trabalho. Cada vez mais, porém, nos deparamos com mais escolas de inglês, com propostas diferentes, o que dificulta a escolha daquela em que devemos nos matricular. Quais critérios usar na hora da decisão?

Em primeiro lugar, é importante saber que não existe uma metodologia ou formato “correto”. É preciso se perguntar qual escola se adapta aos seus objetivos. Abaixo, nós selecionamos critérios que podem ajudar na sua escolha:

1) Número de alunos por turma
Salas de aula com muitos alunos impedem o acompanhamento do progresso individual, e a própria parte prática da aula é prejudicada. Por isso, prefira escolas de inglês com turmas menores.

2) Fluência
Fuja de escolas com propostas enganosas, como inglês fluente em menos de dois anos. Leve o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (veja mais sobre o CEFR nesta publicação) e questione qual o período para atingir ao menos o nível C1, que corresponde ao inglês avançado.

3) Pesquise sobre a escola
Na internet, é possível pesquisar em sites renomados, como o Reclame Aqui, ou mesmo em grupos do Facebook. Ouvir a opinião de alunos é a melhor maneira de conhecer os recursos e o nível de ensino. O próprio Procon também pode ser um canal para consultar a reputação da escola.

4) Contrato
Confira o contrato ofertado pela escola. Alguns possuem períodos longos de vigência e estabelecem multas caso você não cumpra. Isso pode ser prejudicial caso você não se adapte à metodologia, mude de cidade, perca o emprego, entre outros imprevistos. Prefira contratos com duração menor, de 6 meses a um ano.

5) Atendimento
Caso você se sinta pressionado a fechar contrato, evite a escola. Isso pode ser uma estratégia para que você não tenha tempo de pesquisar outra. Estratégias como “só consigo esse preço caso você feche hoje” são comuns e enganosas. O ideal é analisar com calma os prós e os contras, afinal, você terá aulas por pelo menos 6 meses e a qualidade das aulas é importante para o seu futuro.

6) Professores
É importante pesquisar sobre os professores – formação, experiência, se possuem vivência internacional e certificados de proficiência em inglês. É essencial, ainda, perguntar ao colégio sobre a formação mínima exigida dos professores que ministram as aulas.

7) Objetivo
O que você procura em uma escola de inglês? Aulas dinâmicas? Preparação para exames internacionais? Treinar a conversação? Tornar-se fluente? Aprender inglês para o trabalho? As escolas possuem diferentes focos e metodologias, por isso, aquela de que o seu amigo gosta pode não ser ideal para você. Conheça os objetivos da escola e confira se estão alinhados com os seus.

8) Assista a uma aula
A maioria das escolas permite a você assistir a uma aula com a turma em que você deseja ingressar, para conhecer o professor e a metodologia. Se não oferecerem, peça para assistir, assim você poderá se sentir mais seguro sobre a escolha.

9) Infraestrutura
Os recursos oferecidos pelas escolas de idiomas podem variar, mas é essencial que ofereçam itens básicos, como sala de computadores, biblioteca, área de estudos. Algumas instituições oferecem até área de jogos e convivência, monitores para acompanhar atividades no contraturno e, ainda, serviços on-line, com atividades, tarefas, sala de aula eletrônica, entre outras. A estrutura é importante para complementar a sua formação e garantir um avanço mais rápido e eficiente do aprendizado.

10) Forma de trabalho
Material didático, material de apoio (como dicionário), sistema de avaliação e frequência exigida são alguns critérios que devem ser consultados.

11) Certificados internacionais
As melhores escolas de inglês preparam seus alunos para a realização de exames internacionais reconhecidos, como o Cambridge Assessment English (clique sobre o nome do exame para conferir mais informações). Os testes são essenciais para validar o trabalho da escola e o desenvolvimento do aluno. Além disso, esses certificados são reconhecidos por várias instituições de ensino e empresas, o que fará a diferença na sua vida acadêmica e profissional.

Ao reparar em todas as questões acima, ficará mais fácil perceber qual a melhor escola de inglês para se matricular.





VER MAIS