Estou há muito tempo no nível intermediário: o que fazer?


12.09.2018

Estou há muito tempo no nível intermediário: o que fazer?

 Você tem a sensação de que está estudando inglês há muito tempo, mas “não sai do lugar”? Parece que faz tempo que você não aprende coisas novas que agreguem ao seu nível de domínio do idioma?

Calma, essa sensação tem uma explicação científica: ao aprender qualquer coisa – seja um idioma, uma modalidade de esporte e por aí vai –, existe algo chamado curva de conhecimento. Na fase inicial da curva, tudo é novo, por isso, você sempre sente que está fazendo progressos. Esse seria o nível básico de aprendizado da língua inglesa.

Ao chegar ao nível intermediário, especialmente intermediário-avançado, já não há mais tantas novidades: você domina a maior parte do vocabulário usado no cotidiano da língua inglesa. Por isso, você pode ter a sensação de que não está avançando como antes.

Para saltar do nível intermediário para o avançado, porém, é necessário manter a prática, desafiando-se cada vez mais. Procure textos sobre assuntos do seu interesse, tente acompanhar canais em inglês (confira sugestões de canais no YouTube aqui e de rádios neste link), ler notícias, artigos, livros de assuntos variados, que saiam da sua zona de conforto.

Caso tenha interesse, uma experiência no exterior, como um intercâmbio, também pode ser uma forma de avançar o seu domínio do idioma. O importante é ter em mente que o seu conhecimento não está “estacionado”: todos os idiomas sempre terão novas descobertas para agregar ao seu conhecimento, é preciso continuar estudando, praticando e buscando conhecimento.

Se desejar um direcionamento específico para o seu caso, entre em contato com o Lace Language Center. Contamos com cursos regulares, aulas particulares de inglês em Curitiba e cursos preparatórios para exames de proficiência em inglês.





VER MAIS