Tudo o que você precisa saber sobre o TOEFL


25.07.2018

Tudo o que você precisa saber sobre o TOEFL

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um dos testes de proficiência em inglês mais conceituados e requisitados do mundo, sendo aceito por mais de 9 mil instituições de ensino superior, empresas e outras instituições em mais de 130 países.

Assim como o exame da Cambridge (saiba mais aqui), o TOEFL também avalia as diferentes formas de compreensão do inglês de pessoas que possuem outra língua materna: leitura, escrita, audição e fala, tendo como diferencial a ênfase em situações do ambiente acadêmico. Isso porque o TOEFL costuma ser realizado por quem pretende participar de processos de bolsa ou admissão em universidades estrangeiras, onde o domínio de inglês é exigido.

Ao contrário dos testes de Cambridge, porém, vale ressaltar que o TOEFL possui data de validade de 2 anos após a realização do exame, sendo necessário refazê-lo após esse prazo. Confira a seguir as dúvidas mais comuns em relação à avaliação:

Existe mais de uma versão do TOEFL?

Sim, existem três tipos dessa avaliação: iBT, PBT e ITP. A principal diferença entre os exames pode ser explicada pelo nome: o iBT (Internet Based Test) é administrado por meio da internet, e o PBT (Paper Based Test) é a versão mais antiga, realizada em papel impresso. O TOEFL PBT só é realizado em países onde não existe nenhum centro aplicador do exame via internet. Na América Latina, é aplicado apenas o TOEFL iBT.

Por outro lado, o TOEFL ITP (Institutional Testing Program) possui um nível de dificuldade menor, por não contar com as avaliações de fala e escrita, por isso não é reconhecido em nível internacional. Esse exame é usado somente para testar seus conhecimentos ou para instituições do seu próprio país.

Como a avaliação é dividida?

Considerando somente o exame iBT, que é aplicado no Brasil, o TOEFL é dividido em leitura, escrita, audição e fala. A parte de leitura tem duração de 60 a 80 minutos, e o objetivo é avaliar a compreensão do texto.

Por sua vez, a avaliação de compreensão auditiva dura entre 60 e 90 minutos, com áudios de conversas relacionadas a temas do cotidiano da vida universitária. O próximo teste é de avaliação oral, que possui 20 minutos. Vale ressaltar que, no TOEFL, o exame de expressão oral é realizado por meio de gravações, sem a presença do avaliador.

Por fim, a avaliação é encerrada com a redação, com duas dissertações de aproximadamente 300 palavras. Normalmente, a primeira será relacionada a um dos textos conhecidos durante a avaliação auditiva, e a segunda é um texto de opinião. O tempo de realização da prova escrita é de 50 minutos.

Como faço para me inscrever no TOEFL?

A inscrição para o exame pode ser feita pela internet, por telefone, pelo correio ou pessoalmente. A maneira mais fácil é pelo site da ETS, instituição responsável pela elaboração do TOEFL. O registro on-line pode ser realizado em qualquer dia e horário, desde que tenha o mínimo de 7 dias de antecedência em relação à prova. A avaliação possui várias datas disponíveis durante o ano, basta verificar no site as opções em sua região. O valor da inscrição varia entre US$ 160 e 250, dependendo do país de aplicação. Também é possível conferir o valor pelo site da ETS.

Como eu sei minha nota no TOEFL?

O TOEFL iBT apresenta uma escala de 0-120, sendo que cada seção da prova possui uma nota independente, que vai de 0 a 30. A nota final é a soma de sua nota em cada uma das áreas de conhecimento avaliada. Confira a sua pontuação de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas:
• 57 a 86: nível B1, inglês intermediário.
• 87-109: nível B2, intermediário avançado.
• 110-120: C1, avançado.

Vale ressaltar que a avaliação não apresenta resultados como “aprovado” ou “reprovado”. Caso necessite de uma pontuação maior, você pode efetuar o TOEFL quantas vezes desejar, desde que respeite o intervalo mínimo de 12 dias entre as avaliações.

As notas estarão disponíveis no site de 10 a 13 dias após a realização do exame. Enquanto realiza a prova, caso deseje, solicite o envio gratuito dos resultados diretamente para sua instituição de ensino. O documento chega entre 4 e 6 semanas após a data da prova.

Como me preparar para o TOEFL?

O TOEFL é um teste que demanda muita energia e concentração, bem como preparação para quem deseja comprovar a fluência no idioma. O exame demanda mais do que apenas o domínio do inglês do dia a dia: é necessário que o candidato esteja familiarizado com o conteúdo (temas acadêmicos) e o formato da prova para que consiga responder a todas as perguntas dentro do tempo necessário e ter o máximo de acertos possível.

Para garantir um bom desempenho, é necessário praticar o inglês diariamente, por meio de documentários, leitura de textos e artigos acadêmicos de diferentes áreas, entre outros. Além disso, deve-se buscar o máximo de informações possível a respeito do TOEFL, por meio da realização de simulados (existem simulados disponíveis, inclusive, no site do ETS, instituição responsável pela elaboração do exame) e pesquisa na internet.
 
O mais recomendável, porém, é realizar um curso preparatório. Isso porque, mesmo que o candidato tenha o conhecimento prévio ou a disciplina necessária para se preparar sozinho, o auxílio de um professor que conheça o TOEFL é fundamental, especialmente para garantir o feedback de alguém que entende o processo de avaliação da ETS. No Lace Language Center, é possível realizar cursos preparatórios ou, ainda, aula particular de inglês. Entre em contato para mais informações.





VER MAIS