O que esperar de um intercâmbio cultural?


28.02.2018

O que esperar de um intercâmbio cultural?

 Na hora de optar por fazer um intercâmbio cultural, podem surgir muitas dúvidas e, inclusive, expectativas que não correspondam à realidade. Por isso, é preciso ponderar bem os prós e os contras antes de decidir.
Uma dica é ouvir pessoas que já passaram por essa experiência, para que contem com mais precisão sobre como é viver no exterior durante alguns meses. Apesar de mudanças desafiadoras, o intercâmbio pode garantir muitos benefícios, como amizades, desenvolvimento pessoal, domínio do idioma local e mais! Conheça algumas dessas vantagens:
 

Dominar um novo idioma

Você pode até ter feito cursos no Brasil e compreender bem o outro idioma, mas estar em um país onde filmes, jornais e cardápios de restaurantes estão em língua estrangeira é outra coisa. A imersão garante a fluência de maneira muito mais eficiente. Isso porque, além da convivência em tempo integral, você não poderá tentar se comunicar com um nativo usando o português. Para garantir o melhor aprendizado, evite passar muito tempo com grupos de brasileiros e se comunicar em português com eles.
 

Conhecer novas culturas

Um intercâmbio cultural, como o nome sugere, inserirá você em tradições e comportamentos diferentes daqueles a que você está acostumado em seu país. Essa convivência é uma excelente maneira de ampliar sua visão de mundo. Para aproveitar melhor, esteja aberto a tudo que a cultura local tem a oferecer, como gastronomia e cinema. Esses aprendizados vão muito além do idioma e são o principal benefício do intercâmbio cultural.
 

Criar contatos profissionais

Caso o seu objetivo seja permanecer no exterior, a estudos ou a trabalho, o intercâmbio cultural é uma oportunidade única de criar networking. Faça amizades e seja comunicativo, mesmo que não sinta que domina por completo o idioma estrangeiro. Ao voltar da viagem, tente manter os contatos que fez no intercâmbio: esse é um diferencial para receber uma recomendação ou até mesmo conquistar um emprego em outro país.
 

Autoconhecimento

Ao viver em um país diferente, sem o contato direto com família e amigos, imerso em um novo idioma e cultura, você passará por um grande processo de crescimento e amadurecimento. Além disso, a nova rotina vai trazer novos valores e hábitos e o tornará mais aberto ao entendimento do outro e a novas oportunidades, o que com certeza ajudará muito no Brasil. Não é à toa que empregadores veem o intercâmbio como um grande diferencial no currículo!
 

Aproveitar

Quem faz a sua experiência de intercâmbio é você. O tempo que passará no exterior será limitado, por isso, é importante se organizar e aproveitar o máximo de oportunidades. Defina suas prioridades e planeje suas atividades para poder inserir o máximo de bagagem cultural em sua rotina.

O Grupo Educacional Bom Jesus oferece aos alunos do Colégio Bom Jesus intercâmbios em países da Europa e da América do Norte, por meio de um programa de imersão que inclui intensa programação, promove a prática do idioma em instituições renomadas e propicia a convivência com outros alunos de diversas partes do mundo, assim como atividades diversificadas e passeios. Dessa forma, os participantes do intercâmbio cultural despertam sua autonomia, conhecem outras culturas e ampliam suas habilidades linguísticas.

Para quem deseja imersão no idioma antes da viagem, a escola de inglês em Curitiba Lace Language Center oferece cursos para todos os níveis de inglês, para crianças, adolescentes e adultos, além de aula particular de inglês em Curitiba. Confira nossas opções clicando aqui.





VER MAIS