O que você precisa saber antes de prestar um exame de proficiência em inglês?


30.01.2018

O que você precisa saber antes de prestar um exame de proficiência em inglês?

Cada vez mais, o mercado de trabalho e as instituições de ensino exigem a comprovação do conhecimento em língua estrangeira, especialmente inglês, como parte de seus processos seletivos. Saber falar o idioma ou apresentar um certificado da sua escola, porém, não é o bastante: é preciso apresentar um exame de proficiência em inglês, emitido e reconhecido por organizações internacionais.
Antes de realizar uma dessas avaliações, muitas dúvidas podem surgir. Pensando nisso, a escola de inglês em Curitiba Lace Language Center, vinculada ao Grupo Bom Jesus, separou algumas dicas para você:
 

Qual exame fazer?

Uma dúvida comum é: entre tantos exames disponíveis, como decidir qual deles efetivamente comprova o meu conhecimento em inglês? Nesta publicação, você confere a diferença entre os principais exames: o Cambridge Assessment English e o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Em resumo, geralmente a certificação da Universidade de Cambridge costuma ser exigida por empresas, enquanto o TOEFL é mais solicitado para o nível acadêmico.
 

Esteja seguro do seu nível de conhecimento

Independente da opção, antes de realizar o teste de inglês, tenha certeza que está preparado. No caso do TOEFL, a prova é única e a sua pontuação dirá o nível de conhecimento que possui. Já para o Cambridge Assessment English, há divisões de acordo com o nível de proficiência: Key (nível básico), Preliminary (nível intermediário), First Certificate (intermediário superior), Advanced (avançado) e Proficiency (fluente). Caso não alcance a pontuação mínima exigida pelos exames de Cambridge, você pode ser reprovado.
 

Tenha domínio de todas as áreas

Se você assiste filmes em inglês sem legenda, ótimo, mas isso não basta para conquistar um certificado de inglês. Um teste de proficiência vai avaliar sua fala, escrita, leitura e audição, logo, o seu domínio do idioma precisa abranger diversas situações cotidianas.
 

Procure uma instituição credenciada

Decidiu realizar o teste? Confira no site da certificação escolhida quais são os centros de exames credenciados para aplicar as provas, como o Lace Language Center. Depois, fique atento às datas: enquanto o TOEFL é oferecido várias vezes ao ano, os exames da Cambridge Assessment English são realizados apenas ao final do ano.
 

Prepare-se

Como em toda prova, a preparação é fundamental. Separe um momento do dia para assistir filmes sem legenda, ler notícias em inglês, fazer redações e praticar a conversação. Caso sinta necessidade de um estudo mais direcionado e supervisionado, o Lace oferece aulas preparatórias para exames internacionais, bem como aula particular de inglês em Curitiba. Para mais informações, entre em contato conosco.





VER MAIS