TOEFL ou Cambridge: qual teste eu faço?


16.01.2018

TOEFL ou Cambridge: qual teste eu faço?

No competitivo mercado atual, saber falar ou escrever em inglês não é mais suficiente: é preciso comprovar o domínio do idioma por meio de um exame de proficiência, elaborado por uma instituição reconhecida em todo o mundo.

A exigência vem de cada vez mais instituições: pós-graduações e empresas nacionais e estrangeiras. Para atender a demanda, os exames mais conceituados atualmente são os Cambridge Assessment English e o TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

Não adianta, porém, sair fazendo todos – é desperdício de tempo e, principalmente, de dinheiro. O primeiro passo é saber qual o seu objetivo e pesquisar qual teste é exigido pela instituição em que você deseja ingressar. Na hora de escolher, saiba que não existe um melhor: os dois são reconhecidos em diversos países, mas cada organização pode solicitar um exame específico para comprovar proficiência.

O exame TOEFL é mais reconhecido por instituições de ensino, principalmente dos Estados Unidos e da Alemanha, que costumam solicitar o teste para comprovar se os alunos estrangeiros estão aptos para acompanhar as aulas.

O teste tem apenas um nível geral, no qual são avaliadas a expressão e compreensão oral, leitura e expressão escrita. Com três a quatro horas de duração, o TOEFL pode ser realizado on-line, em instituições credenciadas, como o Grupo Educacional Bom jesus. Vale ressaltar, porém, que a validade do certificado de inglês é de apenas dois anos, sendo necessário refazer após este período.

Já as provas realizadas pela Cambridge Assessment English são divididas por níveis de dificuldade, sendo mais procurada a Cambridge English: First (antigo FCE). A avaliação abrange expressão e compreensão oral, leitura e expressão escrita e uso da língua inglesa. No último item, é analisada a capacidade de administrar com qualidade o uso da gramática e do vocabulário. Vale ressaltar que a prova desta instituição não tem data de validade, podendo ser realizada apenas uma vez.

É preciso estar atento, pois, enquanto o TOEFL é oferecido várias vezes ao ano, os exames da Cambridge Assessment English são realizados apenas no final do ano pelo Lace - o Centro de Línguas do Colégio Bom Jesus. Por isso, consulte qual deles é necessário para o local onde você pretende ingressar, bem como as notas mínimas exigidas, programe-se e comece a estudar!

Já decidiu qual teste irá fazer? Então agende seu teste com a escola de inglês em Curitiba Lace! Caso precise de reforço para estudar, contamos com cursos preparatórios para exames internacionais e aula particular de inglês em Curitiba. Clique aqui para solicitar mais informações sobre os nossos cursos.





VER MAIS